7 dicas para montar uma fachada de loja mais atrativa (e aumentar suas vendas)

Por Juliana Spitaliere, Conta Azul

 

Um bom varejista sabe e reconhece a importância de uma fachada de loja atrativa. Afinal, ela pode ser o primeiro contato do seu público com sua marca. No entanto, se destacar entre tantos comércios não é uma tarefa fácil. Exige muita organização, dedicação e, principalmente, criatividade para chamar a atenção dos consumidores. Para ajudá-lo nessa missão, elencamos sete dicas valiosas para você montar uma fachada mais atraente e, como consequência, aumentar as suas vendas. Acompanhe!

 

  1. Elabore um estudo do local

Este é um dos principais pontos que deve ser avaliado antes de iniciar qualquer projeto para a fachada. Portanto, estude todo o raio que cerca o local da sua loja e observe, principalmente, se há concorrentes na região. Assim, é possível elaborar algo exclusivo e que se destaque em relação aos outros empreendimentos. Uma boa dica para isso é fotografar todo o perímetro e demais arquiteturas de fachadas. Desse modo, você pode analisar cada uma delas para criar uma fachada de loja criativa.

 

  1. Procure saber o que é permitido e o que não é

Muitas cidades brasileiras possuem uma legislação específica para fachada de loja. Inclusive, algumas não permitem letreiros e outros tipos de placas, a fim de diminuir a poluição visual. Por isso, verifique a legislação do seu município e saiba quais são as leis aplicáveis para o seu tipo de estabelecimento. Além de evitar multas, você evita dor de cabeça e desperdício de dinheiro antes de desenvolver qualquer projeto.

 

  1. Converse com um profissional especializado

Se você já contratou um arquiteto para ajudar no projeto interno da sua loja, talvez ele mesmo possa planejar a fachada ou então indicar um designer ou decorador especializado nessa área externa. Conte a ele, então, sobre seus objetivos e desejos como proprietário, assim, o profissional vai conseguir auxiliar você a montar a melhor fachada para seu estilo de negócio, deixando-a em harmonia com o conceito da loja.

 

  1. Entenda o comportamento do seu público-alvo

A melhor maneira de entender o comportamento das pessoas é observando. Por isso, tire sempre um tempinho para verificar a movimentação do bairro ou shopping no qual a sua loja está montada. Observe com atenção como as pessoas olham para o comércio da região e, se possível, converse com alguns consumidores. Pergunte a eles com que frequência costumam observar as fachadas das lojas da vizinhança e quais delas acham mais bonitas. Isso ajudará você a pensar em formas de fazer com que sua loja se destaque perante as outras.

 

  1. Tome cuidado com a poluição visual na fachada de loja

Um dos grandes problemas encontrados por aí são fachadas de lojas muito poluídas visualmente. Isto é, com uma série de elementos, cores muito vivas ou até mesmo excesso de propaganda do próprio estabelecimento. Tudo isso pode fazer com que o cliente se afaste do local. Portanto, tenha sempre em mente que menos é mais. Por esse motivo, guie-se em estabelecer um conceito, uma paleta de cores e elementos-chave que serão a composição e darão o ritmo necessário para a construção de uma identidade visual condizente.

 

  1. Siga as tendências

Combinar a sua loja com conceitos atuais é algo para se levar em consideração. Atualmente, por exemplo, as fachadas apresentam um conceito mais minimalista, prezando por cores menos intensas e tons pastéis em composições que chamam a atenção do potencial cliente. É uma ideia, mas não precisa ser uma regra. Isso porque não será todo o nicho que conseguirá equilibrar minimalismo em tons pastéis com o que comercializa.

É necessário entender todos os elementos que compõem a identidade visual e, assim, criar o seu próprio estilo se aproveitando de algumas tendências que mais têm a ver com a mensagem que você quer transmitir. Isso ajuda a chamar a atenção do público que, facilmente, se identificará com o seu estilo.

 

  1. Seja criativo, mas sem exageros

É preciso ter em mente que para montar uma boa fachada de loja não são necessárias grandes mudanças na estrutura física. Você pode, e deve, aproveitar a arquitetura que o lugar já tem, utilizando características do prédio para agregar valor à sua fachada. Agora, se você quer mudar tudo e personalizar o lugar, aí vão duas dicas: seja criativo e pense fora da caixa! Pesquise novos formatos de apresentação para o nome da sua loja, bem como cores e materiais diferenciados para utilizar na produção da fachada e da vitrine. A única coisa que não pode aqui é deixar a essência do seu negócio de lado. Fique atento a isso e, claro, faça tudo com bom senso.

 

 

 

 

 

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