Missão, Visão, Valores

Saiba como criar uma personalidade de sucesso para sua empresa

Por Francielly Hohne – CEO da Beta Fire Consultoria e Contabilidade

Antes de qualquer item a ser visto, é muito importante construir uma “personalidade” para a empresa. O que você quer que as pessoas lembrem quando pensa na sua marca? Quais são os sentimentos que você quer instigar? Raiva? Alegria? Fome? Excitação? Tudo isso vai depender de como será a personalidade da sua empresa.

Escrever a missão, visão e valores fica bem mais fácil quando não tentamos colocar palavras organizacionais, mas usamos nossas reais intenções. Qual é o seu objetivo com esta empresa? Não vale responder “ganhar dinheiro”, isso não é uma intenção, é uma consequência de muito trabalho.

Missão-visão-e-valores
Missão visão e valores

Missão X Visão

É nessa parte que a coisa fica séria. Missão e Visão podem ter uma ideia muito parecida, mas uma serve para descrever o “porque” e o outro o “como”.

Para entender melhor:

Missão (porque): Qual é o objetivo da sua empresa para com o público?

Exemplo: Ser uma empresa humana, onde os colaboradores e clientes são valorizados, transformando o mundo em um lugar melhor para se viver.

Este item serve de norte para que os empreendedores possam manter o foco.

Visão (como): Como você pretende chegar ao seu objetivo?

– Oferecer mais acessibilidade, participar de projetos ambientais…

A visão pode mudar sempre que a empresa ache necessário.

Valores

Essa é a parte mais importante para com a sociedade. É através dos valores de cada empresa que se pode fazer novos negócios, contratar e demitir funcionários (o famoso “você não se adequa a empresa), é o que vai te brecar ou alavancar dependendo de cada situação.

No começo, os valores da empresa misturam-se muito com os da pessoa física, o que não é de todo modo ruim, mas é importante acompanhar as gerações e não se perder em tradições esquecidas.

Justiça, igualdade, desenvolvimento, comprometimento, humanidade, responsabilidade são alguns dos valores que você pode adotar na sua empresa.

Por fim, não tenha medo de mudar nenhum desses itens (missão, visão, valores). Assim como a economia do país, as empresas encontraram percursos instáveis, como a mudança das gerações e toda tecnologia e tendência que se desenvolve. Uma empresa pode ter 50 anos de mercado, porém, ficar parada nos anos 50 é suicídio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *