Por que o MEI precisa de contador?

Uma das grandes vantagens do Microempreendedor Individual (MEI), em relação à outras categorias, é a simplificação das obrigações legais, impostas pelo governo

Por Jornal Contábil

 

Uma das grandes vantagens do Microempreendedor Individual (MEI), em relação à outras categorias, é a simplificação das obrigações legais, impostas pelo governo. Mas o MEI precisa de contador? De acordo com a constituição, o MEI não é obrigado a ter uma contabilidade, visto que é dispensado da escrituração fiscal e contábil.

MEI precisa de contador?

O recolhimento dos impostos, para quem se enquadra nessa categoria, é feito de maneira única, por meio do Simples Nacional. Contudo, eles não podem ultrapassar o faturamento bruto de até R$ 60 mil por ano.

 

Para a maioria dos empreendedores individuais, lidar com as tarefas corriqueiras do negócio demanda tempo e comprometimento, sendo assim, encontrar uma forma prática de cumprir as exigências legais é de ótimo proveito.

 

Mesmo que você não seja obrigado a ter um contador, há casos em que esse profissional pode ser de grande auxílio em sua profissão. Quer saber como? Então continue lendo esse artigo!

Oportunidade de ter o apoio de profissionais experientes

Com o intuito de fazer com que seu empreendimento evolua, você pode contar (mais…)

7 ideias para criar uma empresa em casa com até 10 mil reais

Prós são conhecidos, mas muitos romantizam a rotina de ter um negócio em casa. Se você está disposto a encarar o desafio, veja sugestões de empreendimentos

Por Mariana Fonseca

 

7 ideias para criar uma empresa em casa com até 10 mil reais

 

É uma escolha recomendável, afirma Ana Fontes, criadora da Rede Mulher Empreendedora (RME). “Use o mínimo possível de recursos financeiros no começo e descubra se as pessoas de fato pagariam por sua ideia de negócio antes de dar o próximo passo.”

 

Os prós são conhecidos. Sem ponto comercial e sem o tempo de deslocamento, o investimento inicial é menor e a flexibilização da jornada de trabalho é facilitada — por isso, elencamos abaixo algumas ideias de empreendimento que pedem até 10 mil reais de capital.

 

Porém, é preciso disciplina para fazer a empresa dar certo. “As pessoas romantizam a rotina de ter um negócio em casa. É preciso se manter firme enquanto a família chama e a campainha toca.”

 

Está disposto a encarar o desafio? Veja, a seguir, sete ideias para criar uma empresa em casa com até 10 mil reais: (mais…)

MEI: como comprar um veículo com desconto no CNPJ?

Boa parte das montadoras de veículos possuem programa de desconto para clientes pessoas jurídicas (CNPJ). Dessa forma, será o que o MEI consegue comprar veículo com desconto no CNPJ

Por: Jornal Contábil

 

O benefício de compra de veículo com desconto é concedido diretamente pelas marcas para as pessoas jurídicas em razão da isenção do ICMS. Dessa forma, o percentual de desconto varia de estado para estado e de marca para marca. Veículos utilitários (de serviço) normalmente possuem descontos maiores.

Não há uma regra, mas os percentuais variam de 2,5% a 30% de desconto. Assim, dependendo da sua necessidade, pode sim valer a pena.

Como a compra é feita utilizando o CNPJ da empresa, o veículo ficará atrelado à própria empresa, dessa maneira, se os tributos referentes ao veículo em questão deixarem de ser pagos, as restrições poderão lançadas em nome da empresa.

5 informações essenciais para quem quer abrir uma loja online

Antes de pensar em produtos, plataformas e estratégias de marketing, é fundamental compreender o mercado, avaliar demandas, identificar oportunidades e alinhar caminhos eficientes para conquistar espaço.

Por Administradores

 

 

O e-commerce brasileiro tem se desenvolvido a passos largos e, desde 2014, sua taxa de crescimento é imensamente superior ao da economia brasileira. Definitivamente, é um segmento que ainda não descobriu o que é crise. Em 2017, o faturamento foi de R$ 47 bilhões, registrando um crescimento de 9,23% em relação a 2016, segundo levantamento feito pela BigData Corp. O mesmo estudo apontou também que o número de lojas virtuais no país já passa de 600 mil.

Esses números mostram um amadurecimento do mercado, que ganha cada vez mais confiança do consumidor e tem ampliado o volume de vendas. Mas traz também desafios: maior concorrência, necessidade de estratégias mais elaboradas para atrair clientes, gestão logística, dentre outros.

Pensando nisso, listamos aqui 5 pontos que consideramos essenciais para uma loja online ter sucesso e que você, que está pensando em abrir um negócio online, deve saber. Confira:

(mais…)

47 CURSOS ONLINE PARA EMPREENDEDORES

Os cursos são divididos em módulos, destinados especialmente a micros e pequenos empresários

Por Agência Sebrae de Notícias GO

 

Brasil conta com mais de 6 milhões de micro e pequenas empresas, sendo que estas totalizam 99% de todos os negócios do país. São elas que sustentam a economia brasileira, pois agregam valor aos serviços e produtos. Devido ao crescimento da importância das pequenas e micro empresas, o Sebrae desenvolveu um canal digital exclusivo para ministrar os cursos a distância, destinado especialmente a pequenos empresários. Todos os cursos do programa são gratuitos e fornecem certificado aos alunos. (mais…)

Estratégias para uma venda de alta performance

Empresas que não estão prontas diante das mudanças podem sofrer declínio nos resultados, causando cicatrizes ainda mais profundas

por Administradores

É importante lembrar-se da velocidade com que mudanças tem ocorrido no mercado. A cada ano, novidades são inseridas e, com elas, a competição se torna cada vez mais agressiva. Empresas que não estão prontas diante das mudanças podem sofrer declínio nos resultados, causando cicatrizes ainda mais profundas. Abaixo, separei algumas estratégias para implantação e melhoria no cenário das vendas de sua empresa.

 

Foco no valor e não no preço

Abaixar o preço, criar promoções constantes, liquidação, entre outras nomenclaturas deste tipo faz com que seu valor de mercado abaixe, podendo, inclusive, (mais…)

WhatsApp para pequenas empresas: como se apropriar desse canal para vendas e relacionamento com clientes?

Anselmo Massad, Conta Azul

 

A versão do WhatsApp para empresas busca facilitar a vida de pequenos negócios que adotam o aplicativo de mensagens como um de seus canais de vendas e atendimento.

WhatsApp Business

Chamado de WhatsApp Business, o app, gratuito, foi lançado em janeiro de 2018, primeiramente para usuários do Android.

Com ele, as empresas ganham ferramentas como automatização de respostas, classificação de diálogos e clientes e estatísticas de relacionamentos.

Como se trata da plataforma de mensagens mais utilizada no Brasil, o aplicativo é um atalho interessante para o contato direto com clientes e leads.

Conforme os últimos números revelados pela empresa, em maio de 2017, o WhatsApp possui mais de 120 milhões de usuários ativos no país.

No mundo, são mais de 1,3 bilhão de usuários.

Para que você não deixe de aproveitar ao máximo as vantagens e recursos do WhatsApp para empresas, vamos conferir ao longo deste artigo.  (mais…)

10 Dicas de como dividir a renda mensal entre lazer a investimento

Primeiramente, é preciso definir qual é o seu objetivo principal, e, a partir daí, estipular metas e premissas para alcançar este objetivo

Sérgio Tavares, Administradores

São poucas as pessoas que têm a facilidade de conciliar o equilíbrio entre lazer e investimento, quando se trata de orçamento financeiro. De fato, não é uma tarefa simples.

É claro que não queremos gastar todas as nossas finanças sem criar uma economia para futuro, filhos, viagens e projetos, mas também não queremos poupar todos os nossos recursos e não usufruir dos prazeres da vida.

Primeiramente, é preciso definir qual é o seu objetivo principal, e, a partir daí, (mais…)

A reestruturação de empresas em tempos de crise

A busca por melhoria contínua e aumento de eficiência interna demanda criatividade e inteligência estratégica dos gestores

De: Fabio Greco, Administradores

 

O cenário cada vez mais desafiador para o mercado nacional testa a capacidade das empresas de transpor os obstáculos econômicos e políticos. O resfriamento da economia brasileira, que tem frustrado as expectativas do empresariado e especialistas financeiros, e a instabilidade do cenário político pré-eleições gerais intimidam grandes movimentações do setor. Tamanha instabilidade na economia, volta e meia abalada por movimentos sociais, expôs de vez a fragilidade das estruturas do país. No primeiro trimestre deste ano, 296 empresas entraram com pedidos de falência em todo o país, segundo dados da Serasa Experian de Falências e Recuperações. Do total, a maioria (160) é de micro e pequenas empresas, e 66 são grandes. O indicador, (mais…)