PESQUISA DE MERCADO

conhece seu publico alvo? conhece seus concorrentes x aliados? confira as dicas abaixo!

Por Francielly Hohne – CEO da Beta Fire consultoria e contabilidade

dicas para pesquisa de mercado
Dicas para pesquisa de mercado

Público Alvo

Pode parecer fácil abrir uma loja, basta um pequeno salão ou um espaço na garagem de casa. Porém e se não for a “rota” do seu público alvo? Aqui vai uma lição muito valiosa “QUEM NÃO É VISTO, NÃO É LEMBRADO”. Você pode achar clichê, mas lembra daquela loja que você tanto gostava e não a vê mais? Por que parou de comprar nela? Será que ela fechou ou mudou de endereço?

 

Comece definindo a idade do seu público. Não será preconceito da sua loja, pelo contrário, você será expert em um público especifico. Não adianta ter de tudo e não conseguir saber o que realmente cada público precisa.

 

Definido a idade, vá desenrolando a teia: O que gosta de fazer, lugares que frequenta, músicas, vídeos, filmes, comidas…

 

Tudo isso influencia na compra dos produtos (fornecedores), na escolha da música ambiente, nos lugares que irá anunciar e no local da sua loja.

 

Concorrente X Aliados

Quem foge da briga é covarde, e você está empreendendo, você não é covarde. Não tenha medo de ter um ponto próximo ao concorrente, use isso ao seu favor. O seu público alvo irá encontra-lo com mais facilidade, não por ter seu concorrente como ponto de referência, e sim por saber que naquele lugar a uma loja que atende suas necessidades.

 

Isso não nos dá direito de ser uma concorrência desleal. Mas a frente vou explicar os custos dos produtos e vamos entender o porquê algumas lojas são tão caras. Mesmo que, por pesquisa de mercado, você pode encontrar bem mais baratos.

 

Pesquisa de Mercado

Antes de fazer seu preço, é importante fazer uma breve verificação de mercado. Não precisa fazer orçamento de todas as lojas da sua cidade ou estado, basta estar a par dos concorrentes mais próximos. Cada região tem seu preço, isso pode ser visto no IPTU, aluguel, mercadorias e afins. Para que você seja um concorrente, é preciso estar dentro dos preços.

 

Caso veja que seu produto sairá num preço bem mais elevado, troque de região, vá para um lugar onde o público que pode pagar o valor que está cobrando, vive e frequenta.

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